Brinco, logo aprendo – o uso educativo de jogos eletrônicos

"Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender.
Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.
Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos."
(texto postado por Jaqueline -Professora de Informática -Caxias do Sul -RS)
Logo que li essa notícia no Blog da Professora Jaqueline,pensei em compartilhá-la com meus colegas,acreditando ser um ótimo incentivo para aqueles que estão em sala de aula.
A maioria das escolas tem laboratório de Informática ,o professor tem uma ótima oportunidade de aplicar a tecnologia para ampliar o ensino,tornando a aula agradável e estimulante.
Nas séries iniciais pode iniciar sua aula com jogos educativos direcionados a faixa etária de seus alunos .Já para os maiores os professores podem trabalhar pesquisas, textos e redações.Atualmente,a criança esta voltada para o mundo virtual,então vamos aproveitar e usar o computador como aliado para desenvolver ,estimular o raciocínio e habilidades de nossos alunos.
O professor precisa ser capacitado para poder ter um bom desempenho em seu trabalho, e para isso nada melhor do que inserir -se no mundo tecnológico,ao qual não deixará de fazer parte de nossas vidas.
Abaixo opnião de professores e alunos:

Nenhum comentário:
Postar um comentário